Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



terça-feira, 16 de março de 2010

1ª Leitura - Ez 47, 1-9.12
Naqueles dias, Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar. Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul. O homem foi para o oriente com uma corda na mão: mediu mil côvados; a seguir fez-me passar na água, que me chegou até os tornozelos. Mediu ainda mil côvados e me fez atravessar a água, que me subiu até os joelhos. Mediu de novo mil côvados e fez-me atravessar a água, que me subiu até os quadris. Mediu, enfim, mil côvados; e era uma torrente que eu não podia atravessar, de tal modo as águas tinham crescido! E era preciso nadar, era um curso de água que não se podia passar (a vau). Viste, filho do homem? - falou-me, e me levou ao outro lado da torrente. Ora, retornando, avistei nas duas margens da torrente uma grande quantidade de árvores. Essas águas, disse-me ele, dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis. Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida. Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta - Sl 45
REFRÃO: Conosco está o Senhor do universo! / O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
1. O Senhor para nós é refúgio e vigor, / sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; / assim não tememos se a terra estremece, / se os montes desabam, caindo nos mares. -R.
2. Os braços de um rio vêm trazer alegria / à cidade de Deus, à morada do Altissímo. / Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! / Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la. -R.
3. Conosco esá o senhor do universo! / O nosso refúgio é o Deus de Jacó! / Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus / e a obra estupenda que fez no universo. -R.

Evangelho - Jo 5, 1-16
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João -Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. (Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.) Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim. Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito. Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar. Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior. Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado. - Palavra da salvação.

REFLEXÃO
   Nos tempos que estamos vivendo, é reconfortante saber que temos um Deus atento às nossas angustias e consciente das nossas fragilidades. Como é bom sermos filhos de um Pai que nos banha com água viva, para nos purificar, curar e libertar.
   A liturgia quaresmal é a proclamação da nossa necessidade de mergulho na água viva de Deus. Em Cristo, a água toma um novo significado para nós, ela se torna para nós o símbolo de purificação, de baitsmo, de nova vida.
   E este é o convite que recebemos de Deus hoje. Somos convidados a mergulhar na água viva do Espírito Santo e assumirmos uma vida nova. É preciso permanecer junto à esta fonte de vida e santidade. Padecemos hoje de inúmeras doenças, o mundo padece de uma enfermidade terrível, pois está longe da fonte da água viva.
   Permanecer junto à fonte de água viva significa a nossa fidelidade ao nosso Batismo. Se perguntarmos quantas pessoas foram batizadas e quantas realmente vivem a fé de seu batismo, constataremos a terrível realidade do abandono, do desprezo pelas promessas de Deus. Enquanto a celebração do Batismo se tornou para muitos apenas mais um ato social, vemos as pessoas se afastando da fonte de santidade e promovendo uma vida longe de Deus.
   Essa doença vem matando a humanidade, vem destruindo nações inteiras. As pessoas não se interessam umas pelas outras, não se compadecem, não amam. Muitos permanecem à beira da piscina de Betesda esperando um milagre, sem forças para se arrastar para as águas purificadoras e santificadoras do Espírito Santo.
   A mesma pergunta que Jesus dirigiu aquele paralítico, ele faz a você. "Você quer ser curado? Você quer ser curado de seus pecados? Quer ser liberto da escravidão dos vícios?" Diante desta pergunta, é preciso ter coragem de dizer "Sim, eu quero".
   Precisamos manifestar o nosso desejo de cura e libertação. Precisamos manifestar o nosso desejo de ser lavado nestas águas. É preciso desejar esta vida nova, que só Jesus é capaz de nos dar.
   Vamos pedir juntos ao Nosso Senhor esta vida nova e confiar que ele fará de nós homens e mulheres novos.
 
Senhor, Deus de bondade e fidelidade. Vós que jamais deixastes o teu povo abandonado. Eu quero manifestar a ti hoje o meu desejo de vida nova. Sim, eu quero ser um homem novo, quero renascer no teu Espírito Santo. Quero mergulhar em tuas águas, Senhor e ser renovado. Te dou hoje o meu sim, Semhor.
Não permita, Senhor, que eu permaneça à margem da teu rio de água viva, não permita que eu continue nesta vida de pecado e de secura. Quero ser molhado, encharcado com o teu Espírito Santo, para que eu possa viver com fidelidade as promessas do meu Batismo, para que eu possa servir-te e anunciar-te com destemor e coragem.
Quero mergulhar nos teus rios de alegria, pois sei que somente em ti posso encontrar refúgio e vigor.
Louvado seja, Senhor, por seu amor e misericórdia infinitos. Bendito, louvado e adorado seja por sua fidelidade à tua Palavra, por seu carinho sem medida que tens por mim. Ponho em tuas mãos todo o meu viver, toda a minha indignidade de ser teu filho. 
"Lava-me nas águas dos rios  de Deus, lava-me;
Mergulha-me nas águs da fonte do amor, mergulah-me.
Nas águas que curam, águas que limpam;
Águas que saram, águas que purificam.
Águas que encharcam, águas que acalmam;
Águas que limpam, águas que purificam.
Põe tua mão no lugar onde dói e cura-me;
Põe teu amor e de novo constrói, restaura-me.
Põe teu olhar eu tento esconder a minha dor,
Mais uma vez não consigo entender o desamor." (Celina Borges, Lava-me).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário