Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu vou criar novos céus e uma nova terra!

1ª Leitura - Is 65,17-21
Leitura do livro do profeta Isaías - Assim fala o Senhor, Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo; Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos. Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição. Serão construídas casas onde habitarão, serão plantadas vinhas cujos frutos comerão. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta
REFRÃO: Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
1. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes / e não deixastes rir de mim meus inimigos! / Vós tirastes minha alma dos abismo / e me salvastes quando estava já morrendo! -R.
2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, / dai-lhe graças e invocai seu santo nome! / Pois sua ira dura apenas um momento, / mas sua bondade permanece a vida inteira; / se à tarde vem o pranto visitar-nos, / de manhã vem saudar-nos a alegria. -R.
3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! / Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! / Transformastes o meu pranto em uma festa, / Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! -R.

Evangelho - Jo 4,43-54
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Passados os dois dias, Jesus partiu para a Galiléia. (Ele mesmo havia declarado que um profeta não é honrado na sua pátria.) Chegando à Galiléia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo o que fizera durante a festa em Jerusalém; pois também eles tinham ido à festa. Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente. Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer. Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes... Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra! Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem. Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou. Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa. Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galiléia. - Palavra da salvação.


REFLEXÃO
   Não são poucas as vezes que o Senhor nos promete novos céus e nova terra. Inúmeras vezes Jesus nos fala do Reino do Céu e no livro do Apocalipse esta promessa se repete. Mas ficamos imaginando que está promessa se cumprirá na parusia, na glória celeste. De fato, a glória celeste é o ápice da esperança do cristão. Mas Jesus também se preocupa com nossa situação imediata. Não é imediatismo, mas é preocupação de quem ama.
   São Paulo, insistentemente, escreve às comunidades e pede para que não se preocupem, mas que antes, transformem toda preocupação em oração de súplica e louvor. Está é, também, a mensagem da profecia de Isaias que a liturgia nos apresenta hoje.
   O cumprimento da profecia de Isaias se inicia em Jesus. A partir de Jesus é que serão cessados o choro e o desesperdo do povo de Deus. A partir de Jesus é que renasce uma nova esperança de salvação e de libertação para Israel.
   Jesus nos mostra que não quer construir novos céus e nova terra para somente para a Igreja Celeste, mas que o pontapé deste projeto de salvação se dá aqui, para nós, membros da Igreja Militante. Nós que sofremos diariamente com doenças, mágoas, traumas, dores. Jesus somente nos pede a Fé. Somente deseja de nós a abertura de coração e a adesão completa e irrestrita do seu projeto de amor e salvação. O resto Ele fará.
   Mas não fará apenas, Ele fez e faz. Hoje, neste exato momento, o projeto de salvação de Jesus está se cumprindo. Aos que ficam gritando que Jesus vai voltar, eu quero dizer que Ele já voltou. Está no meio de nós através da Santa Eucaristia. Em cada Santa Missa, rezada pelo mundo inteiro, a salvação dada por Cristo Jesus se renova e se atualiza, no tempo e no espaço.
   Como o oficial que foi buscar Jesus para curar seu filho, o milagre aconteceu, mesmo à distância. Assim hoje o milagre se repete, mesmo que não estejamos diante da Sagrada Eucaristia agora, mesmo que não estejamos participando de uma Santa Missa neste momento. Acredite, o poder de Jesus é capaz de nos alcançar. A salvação se renova também em nós, em nossos corações, em nossas vidas.
   Por isso somos convidados a louvar e bendizer ao Senhor, porque nosso Deus é capaz de realizar prodígios e milagres e nos resgatar de qualquer lugar que estivermos, pois a salvação pode nos alcançar pelo poder de Jesus. Basta acreditar. O oficial romano acreditou, diante da Palavra de Jesus de que seu filho estava curado, o oficial voltou para casa consciente de que o milagre já tinha ocorrido.
   Meu irmão, minha irmã, só basta crer. A promessa de novos céus e nova terra já estão se cumprindo. Muitos já estão sendo resgatados, curados, libertos pelo poder da Palavra de Jesus, que transpõe tempo e espaço. Crê e espera no Senhor e Ele fará todas as coisas.

Senhor de infinita bondade, vós que sois fiel às suas promessas. Quero vos dizer que creio em tua Palavra, realizada e cumprida integralmente em Jesus.
Não vos busco Senhor apenas para que realizes um milagre. Vos busco porque creio no seu amor. Neste momento, quero renovar minha adesão irrestrita ao vosso projeto de salvação, pois sei que o cumprimento de sua Palavra não tardará, mas, pelo contrário, já está se cumprindo, bem agora.
Creio que contra a vossa Palavra não se opõe qualquer obstáculo, pois tem poder de transpôr até mesmo as barreiras do tempo e do espaço. Creio que já estás realizando aqui, hoje, o seu projeto de amor e salvação para mim e para toda a humanidade. Novos céus e uma nova terra, onde não haverá mais choro ou ranger de dentes, onde a vida será abundante. Creio nesta Palavra e quero vivê-la.
Por isso, peço o batismo no teu Espírito Santo, para que eu possa viver a esta Palavra. Para que eu possa aderir, cada dia mais, no seu projeto de salvação.
Derrama sobre mim o fogo do teu Espírito, para que minha vida seja um eterno canto de louvor ao teu Santo Nome.
Tu, que não guarda rancores de teus filhos, peço que tenha misericórdia de mim e me preencha com a suavidade e o vigor do teu Espírito, para que meu pranto seja convertido sempre em uma festa, em um canto de júbilo e louvor a ti.
Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário