Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

04 de fevereiro de 2010

1ª Leitura - 1Rs 2, 1-4.10-12
Leitura do primeiro livro dos Reis - Aproximando-se o fim de Davi, deu ele ao seu filho Salomão as suas (últimas) instruções: Eu me vou, disse ele, pelo caminho que segue toda a terra. Sê corajoso: porta-te como homem. Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus; anda em seus caminhos, observa suas leis, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, tais como estão escritos na lei de Moisés. Desse modo serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em tudo o que empreenderes, e o Senhor cumprirá a promessa que me fez, isto é, que eu terei sempre um de meus descendentes no trono de Israel, se meus filhos guardarem seus caminhos e andarem diante dele com fidelidade, de todo o seu coração e de toda a sua alma. Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. Reinou quarenta anos sobre Israel: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. Salomão sentou-se no trono de Davi, seu pai, e seu reino foi solidamente estabelecido. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta (1Cr 29)
REFRÃO: Dominais todos os povos, ó Senhor.

1. Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, / desde sempre e por toda a eternidade! -R.
2. A vós pertecem a grandeza e o poder, / toda a glória, esplendor e majestade. -R.
3. A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! / Toda glória e riqueza vêm de vós! -R.
4. Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, / em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce! -R.

Evangelho - Mc 6, 7-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Então chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos. Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto; como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas. E disse-lhes: Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali. Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele. Eles partiram e pregaram a penitência. Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam. - Palavra da salvação.


COMENTÁRIOS
   Bendito e louvado seja Deus sobre todos os povos. Na 1ª Leitura vemos a glória de Deus resplandecer sobre os homens, através do reinado de seu servo Davi.
   Davi reinou sobre o povo de Israel, sobre Jerusalém e sobre Hebron durante décadas e toda a glória de seu reino só tem mérito em Deus. E Davi reconhece isso. Os reis de hoje que somente se importam consigo mesmo poderiam se inspirar no exemplo de Davi, o rei que se fe servo, que se fez menor de todos.
   E às vésperas de sua morte Davi dá instruções a seu filho Salomão. E Davi se preocupa em preparar o seu filho a seguir o seu exemplo, na servidão e na fidelidade a Deus.
   Interessante percebermos que o Salmo de Resposta, hoje retirado do livro de Crônicas, é um belo cântico de tributo ao poder, à glória e à majestade de Deus. Não obstante a isto, Jesus, Deus encarnado, vive a humildade de servo e instrui seus discípulos a não terem duas túnicas, sem pão ou mochila. Para o servo do Senhor, as glórias deste mundo serão sempre um fardo pesado a carregar. Os discípulos do Senhor não precisariam do ouro e da prata sobre os quais Davi reinou, porque o Reino estabelecido pelo Cristo é um reino de pequeninos, de humildes, homens e mulheres que se fazem menores, para que a glória devida seja dada somente a Deus.
   Importante percebermos que o contraste da glória cantada em Crônicas e a humildade pregada por Jesus não são dissonantes, mas, pelo contrário, se completam. A glória de Deus se manifesta nos gestos dos seus seguidores. Milagres são realizados não pelas mãos de reis e senhores, mas pelas mãos de cobradores de impostos e pescadores.
   Peçamos ao Senhor que nos dê hoje esta condição de servidão e humildade, para que possamos a instruir nossos filhos e todo o rebanho de Deus a viver a fidelidade à sua vontade, como fizeram o Rei Davi e os apóstolos. E, certamente, após viverem seguindo as instruções do Senhor, também poderemos ver suas obras maravilhosas e o cumprimento de suas promessas.
  
Oremos juntos:
Senhor, Deus bom e fiel, a Ti toda honra e toda a glória. Que os povos de toda a terra possam reconhecer vossa majestade e vosso domínio. Venho dinte de Ti dizer que és o Senhor da minha vida, quero que reines em todas as áres da minha vida, no meu emprego, nos meus estudos e, principalmente na minha famíla.
Lá em casa Senhor eu vos peço que estabeleças o seu reinado de amor e de paz. Ensina a mim e à minha família a viver como viveram Davi e os apóstolos, na humildade e na pequenez. Só Tu és o Deus e o Senhor de todo o Universo e, o mais importante, da minha casa.
Rendo minha vida inteiramente a Ti, porque sei que não és um Deus distante. Mas um Deus que, apesar de sua soberania e poder, estás sempre ao meu lado. Mesmo na minha pequenez e miséria, manifestas os teus prodígios na minha vida, cumprindo as promessas que fizeste ao teu povo fielmente. Somente isto vos peço, para que reines em minha vida.
Manda o Teu Espírito Santo, para que tal como Davi orientou o seu filho Salomão e os apóstolos realizavam maravilhas em Teu nome, eu também possa, apesar das minhas indignidades, servir-te e proclamar as vossas maravilhas no meio do teu povo. Faço-me pequeno diante de Ti, Senhor, porque sei que na tua grandeza, amas a todos os vossos filhos.
Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, / em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário