Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Catedra de São Pedro

1ª Leitura - 1Pd 5, 1-4
Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta  - Sl 22
REFRÃO: O Senhor é o pastor que me conduz, / não me falta coisa alguma.
1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me caminha / e restaura as minhas forças. -R.
2. Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vele tenebroso, / nenhum mal eu temeri. / Estais comigo com bastão e com cajado, / eles me dão a segurança! -R.
3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo; / com óleo vós ungis minha cabeça, / e o meu cálice transborda. -R.
4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. -R.

Evangelho - Mt 16, 13-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. - Palavra da salvação.

COMENTÁRIOS
   Bom dia, irmãos! Damos uma pausa às reflexões quaresmais hoje para uma celebração da Festa da Cátedra de São Pedro. Este festejo perdura mais de 1600 anos e tem sua origem em escritos do Papa São Dâmaso em que descreve um cadeira, dentro do Vaticano, que teria sido a cátedra do nosso primeiro papa. Hoje, desta cadeira, restam apenas alguns resquícios, guardados no interior de um relicário de bronze feito pelo artista Bernini. Sobre o relicário há uma cúpula onde se lê a frase bíblica: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus".
   A cátedra de São Pedro não é somente um símbolo do poder papal, mas também da autoridade da Igreja, conferida pelo próprio Cristo Jesus.
   Simão Pedro, como se sabe, era um humilde pescador, analfabeto, impulsivo, bruto. Mas a fidelidade daquele homem mereceu a confiança de Nosso Senhor. Como é belo o amor de Pedro, amor este professado não só com palavras, mas com a tristeza e a constrição após ter negado seu mestre e amigo.
   A que outro apóstolo seriam confiadas as chaves do Reino. João, o teólogo? Tomé, o incrédulo? Pedro está exatamente entre as posições de João e de Tomé. A impulsividade do pescador para atacar Malco é a mesma para responder que Jesus é o Cristo. Nos mostra que o pastoreio da Igreja se faz por um humano, cheio de defeitos, mas cheio de fé.
   O papa Pedro, que não sabia ler e escrever, se vale de secretários para escrever as suas duas cartas em que transmite suas orientações à Igreja Primitiva. E na leitura de hoje vemos as lições que o papa dá aos que conduzem as comunidades. Zelo, dedicação, testemunho de vida, amor.
   Ainda hoje, ministros ordenados e coordenadores pastorais precisam estar atentos às instruções do primeiro papa. O povo está sedento de Deus, tanto que tem buscado em outros lugares o que somente a Igreja tem autoridade para oferecer. Precisamos seguir o modelo de Pedro, que, por sua vez, somente fez o que Jesus lhe ensinou.
   Mas também podemos experimentar as lições do nosso amado Pedro neste período da quaresma, sermos testemunhas e levarmos a Palavra de Deus aos que trabalham, estudam, convivem conosco. Podemos e precisamos ser o Evangelho Vivo, testemunhado no meio dos povos.
   Não digo que será fácil, mas de uma coisa temos a certeza: o Senhor é o Pastor que nos conduz.

Oremos juntos
Vós que sois o Bom Pastor, que jamais abandonastes as tuas ovelhas, ensinanos a ser como Pedro, no amor fiél e incondicional por ti e por tua Igreja. Da-nos forças para que possamos ser como um Evangelho Vivo, que a tua Palavra esteja conosco todos os dias e que, através de nós, possa tocar os corações daqueles que convivem conosco.
Dai-nos a graça de sermos teus servos, mas esteja conosco. Somos fracos e sucumbimos diante das tentações, esteja conosco para que possamos ser fortes e resistir as seduções. Sei, ó Senhor, que estás comigo e que não me falta coisa alguma.
Que neste período da Quaresma, faz-nos repousar nos vales verdejantes, refresca nossa alma com a tua Água Viva e restaura as nossas forças.
São Pedro Apóstolo, rogai por nós. Ensina-nos a ser fiéis como tu és fiél.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário