Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

1ª Leitura - 1Rs, 11-4-13
Leitura do primeiro livro dos Reis - Sendo já velho, elas seduziram o seu coração para seguir outros deuses. E o seu coração já não pertencia sem reservas ao Senhor, seu Deus, como o de Davi, seu pai. Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, o abominável ídolo dos amonitas. Fez o mal aos olhos do Senhor, não lhe foi inteiramente fiel como o fora seu pai Davi. Por esse tempo edificou Salomão no monte, que está a oriente de Jerusalém, um lugar alto a Camos, deus de Moab, e a Moloc, abominação dos amonitas. E o mesmo fez para todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses. O Senhor irritou-se contra Salomão, por se ter seu coração desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes, e lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor. O Senhor disse-lhe então: Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo ao teu servo. Todavia, em atenção ao teu pai Davi, não o farei durante a tua vida. Tirá-lo-ei, sim, mas da mão de teu filho. Não lhe tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta - Sl 105
REFRÃO: Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, / segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

1. Felizes os que guardam seus preceitos / e praticam a justiça em todo o tempo! / Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, / pelo amor que demonstrais ao vosso povo! -R.
2. Misturaram-se, então, com os pagãos / e aprederam seus costumes depravados. /Aos ídolos pagãos prestaram culto, / que se tornaram armadilha para eles. -R.
3. Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, / sacrificaram suas filhas aos demônios. / Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, / e o Senhor abominou a sua herança. -R.

Evangelho - Mc 7, 24-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Em seguida, deixando aquele lugar, foi para a terra de Tiro e de Sidônia. E tendo entrado numa casa, não quis que ninguém o soubesse. Mas não pôde ficar oculto, pois uma mulher, cuja filha possuía um espírito imundo, logo que soube que ele estava ali, entrou e caiu a seus pés. (Essa mulher era pagã, de origem siro-fenícia.) Ora, ela suplicava-lhe que expelisse de sua filha o demônio. Disse-lhe Jesus: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães. Mas ela respondeu: É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos. Jesus respondeu-lhe: Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha. Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído. - Palavra da salvação.


COMENTÁRIOS
   Hoje a Palavra nos fala de fidelidade. A fidelidade que Deus tem por seu povo, por seus filhos. Nós, pelo contrário, quantas vezes não sucumbimos diante das seduções deste mundo! Foi o que ocorreu a Salomão, o rei cuja sabedoria era admiriadaaté mesmo por reis e rainhas de outros povos.
   Ao contrário de nós, Deus é fiel. Ao contrário de nós, Deus cumpre com suas promessas integralmente, a prova disso é que, mesmo estando decepcionado com Salomão, o Senhor não se esqueceu da promessa feita a seu pai, o Rei Davi, promessa esta estendida até o filho de Salomão.
   No dia em que a Igreja promove o Dia Universal dos Enfermos, em memória e desagravo de Nosso Senhora de Lourdes, devemos pedir à Mãe do Céu que interceda por nós e cure a nossa infidelidade, esta sim é a nossa maior miséria, da qual precisamos ser curados e libertos.
   Deus escolheu a decendência de Abraão e a constituiu como seu povo. Mas muitas foram as infidelidades cometidas por aquele povo, o povo que inventou preceitos e tradições humanas, um povo que voltou-se para seus próprios interesses e esqueceu de ouvir e fazer a vontade de Javé.
   Ainda assim, o Pai enviou seu Filho para o meio deles. Inúmeros prodígios e milagres foram feitos no meio daquele povo por Jesus, mas muitos ainda o rejeitavam. Esquecendo-se das profecias mecìânicas, o povo de Israel ignorou o Cristo e Jesus sequer foi aceito em Nazaré, a sua terra.
   Por isso Jesus decide ir até a outra margem do Lago de Genesaré, onde os povos pagãos e os judeus sem prestígio habitavam. O Médico dos médicos vai em busca do povo doente, oprimido e excluído. Jesus é buscado por gente pobre, gente do povo, pagãos excluídos pela doutrina imposta pelos doutores da lei.
   Por mais de uma Jesus afirma que não veio para curar doentes e expulsar demônios, contudo, era necessário que essas obras fossem feitas para menifestar a glória do Pai. O que Jesus queria mostrar ao povo é que Ele lhes daria a salvação e que, para isso, somente seria necessária a sua fé. O desejo de Deus é que o povo aderisse e se comprometesse com o seu plano de amor. Mas Israel seguiu o exemplo de Salomão e não aderiu ao Cristo.
   Mas o povo pobre, humilde e excluído viu naquele homem a presença de Deus, reconheceu Ele como o seu Senhor e Salvador, ao ponto de uma mulher pagã, a quem a promessa de Javé não foi dirigida, buscar Jesus.
   Jesus não deseja afastá-la. As palavras duras do Senhor servem para demonstrar o desejo de alcançar o coração de Israel. Mas aquela mulher teve fé, confiou em Jesus porque reconheceu nele o rosto de Deus.Ela vai buscá-Lo, e se põe diante dele em posição de humildada, como o cachorrinho que fica sob a mesa aguardando as migalhas que caem da refeição.
   Hoje este povo de Deus é a Igreja. A nós é destinado todo amor e fidelidade de Deus. O que Ele nos pede? Ele nos pede a adesão ao seu projeto de salvação, Ele nos pede que nos coloquemos diante Dele com humildade e fidelidade, reconhecendo-o como nosso único Senhor e Salvador.

Oremos juntos
Senhor, eu o reconheço como meu Salvador. Coloco-me a teus pés e ponho em Ti toda a minha esperança e consolo. Não preciso buscar em outros deuses coisa alguma, pois o que realmente preciso, somente Tu tens para me dar.
É com humildade que reconheço o seu senhorio em minha vida e permito que reine e domine sobre mim e sobre todos os meus dias. Estabeleça na minha vida o vosso Reino de Amor.
Peço-vos perdão por tantas vezes em que não fui fiel, em que não busquei a Ti, em que procurei abrigo em outras moradas onde não posso te encontrar.
Jamais se esqueças de mim, meu Deus, e não permita jamais que eu me esqueça de Ti.
Peço hoje, em especial, que Nossa Senhora de Lourdes ore por mim no Céu. Mãe, tu que estás junto de Deus, vem tocar em minhas enfermidades e curar as minhas misérias. Roga por mim, Santa Mãe de Deus.
Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário