Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Felizes os teus servos, Senhor.

1ª Leitura - 1Rs 10, 1-10
Leitura do primeiro livro dos Reis - Naqueles dias, A rainha de Sabá, tendo ouvido falar de Salomão e da glória do Senhor, veio prová-lo com enigmas. Chegou a Jerusalém com uma numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e uma grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se diante do rei Salomão e disse-lhe tudo o que tinha no espírito. A tudo respondeu o rei. Nenhuma de suas perguntas lhe pareceu obscura, e deu solução a todas. Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha feito, os manjares de sua mesa, os apartamentos de seus servos, as habitações e uniformes de seus oficiais, os copeiros do rei e os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou estupefata, e disse ao rei: É bem verdade o que ouvi a teu respeito e de tua sabedoria, na minha terra. Eu não quis acreditar no que me diziam, antes de vir aqui e ver com os meus próprios olhos. Mas eis que não contavam nem a metade: tua sabedoria e tua opulência são muito maiores do que a fama que havia chegado até mim. Felizes os teus homens, felizes os teus servos que estão sempre contigo e ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem aprouve colocar-te sobre o trono de Israel. Porque o Senhor amou Israel para sempre, por isso constituiu-te rei para governares com justiça e equidade. Presenteou o rei com cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de perfumes e pedras preciosas. Não apareceu jamais uma quantidade de aromas tão grande como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta - Sl 36
REFRÃO: O justo tem nos lábios o que é sábio.
1. Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; / confia nele, e com certeza ele agirá. / Fará brilhar tua inocência como a luz / e o teu direito como o sol do meio-dia. -R.
2. O justo tem nos lábios o que é sábio, / sua língua tem palavras de justiça; / traz a aliança do seu Deus no coração, / e seus passos não vacilam no caminho. -R.
3. A salvação dos piedosos vem de Deus; / ele os protege nos momentos de aflição. / O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, / e os guarda porque nele confiaram. -R.

Evangelho - Mc  7, 14-23
Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: "Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?" Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
Ele disse: "O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem". Palavra da Salvação!

COMENTÁRIOS
   Felizes são os servos do Senhor. A Rainha de Sabá viu no Rei Salomão a manifestação da glória de Deus, expressa em sua sabedoria, na alegria de seus servos, em sua casa e até em sua comida. Assim também se manifesta a glória de Deus em nós, e podemos ver aqui, um sinal da glória eterna que há no Céu.
   A glória de Deus manifestada em Salomão é percebida por todos, até que sua fama atravessa as fronteiras de Israels e chega aos ouvidos de uma rainha estrangeira. A Rainha de Sabá chegou em Jerusalém com uma grande comitiva, uma demonstração do poder e da glória de seu reinado, mas um reinado humano, baseado em princípios do homem. Não há dúvidas de que palácio da rainha também era belíssimo e bem adornado, sua comida saboraso. Ainda assim, a rainha percebe algo diferente em Salomão. Ele não era apenas inteligente e sua sabedoria ultrapassava os limites do humano. Isto porque a sabedoria de Salomão vem de Deus.
   Mesmo sendo estrangeira, a rainha pôde perceber a verdadeira glória de Deus e o bendiz, reconhecendo o amor que o Senhor Javé tem por seu povo; mais ainda, a rainha presenteia Salomão com perfumes e pedras preciosas, em reconhecimento, não à sabedoria de Salomão, mas à sabedoria de Deus manifestada em Salomão. Os lábios de Salomão manifestavam a sabedoria de Deus, e sua língua proclamava a justiça do Senhor.
   Curioso percebermos que os elogios e os presentes recebidos da rainha estrangeira agradam ao Rei de Israel; enquanto a tradição judaica tem por impuro os alimentos e os presentes estrangeiros. A tradição feita para oprimir o povo é quebrada em Jesus. A sabedoria de Deus manifestada em Salomão era algo que brotava de seu coração. Não seriam os presentes estrangeiros que tornariam impura a sabedoria do rei.
   Assim hoje, precisamos compreender que nosso coração e nossos pensamentos sejam puros. As palavras e as ações dão testemunho da pureza do coração e da mente. Por isso, precisamos manter nossa mente ocupada com as coisas de Deus. Somente assim o amor e a sabedoria do Senhor brotará e transbordará de nossos corações.

Peçamos ao Senhor o dom da sabedoria e para que possamos viver os nossos dias na Sua justiça e manifestando sempre o seu amor.
Pai Santo e Querido, Deus de infinita sabedoria, vós que manifestas seu afeto e seu amor por nós a cada instante. Dá-me o dom da sabedoria, para que eu saib enfrentar os desafios de cada dia com coragem, mas, acima de tudo, com o teu amor.
Faz nascer em meu coração o desejo de buscar a vossa justiça e a vossa sabedoria, para que de meus lábios sejam derramadas as tuas Palavras e que minhas mãos saibam repetir os teus gestos de amor e carinho.
Sede, Senhor, a minha proteção para todos os momentos. Clamo pela presença da Trindade Santa em minha vida, hoje e em cada dia, para que eu possa experimentar da libertação, da salvação e da ajuda que só tu podes dar-me; pois eu confio em vós.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário