Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

E todos que tocavam em Jesus ficavam sãos

Primeira Leitura - 1Rs 8,1-7.9-13
Leitura do primeiro livro dos Reis -Então convocou Salomão junto de si em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para irem buscar na cidade de Davi, em Sião, a arca da aliança do Senhor. Todos os israelitas se reuniram junto do rei Salomão no mês de Etanim, que é o sétimo, durante a festa. Vieram todos os anciãos de Israel e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor. Levaram-na, assim como a Tenda de Reunião e todos os utensílios sagrados que havia no tabernáculo: foram os sacerdotes e os levitas que os levaram. O rei Salomão e toda a assembléia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor. Então disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria na obscuridade. Por isso, edifiquei uma casa para vossa residência, um lugar onde habitareis para sempre. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta - Sl 131
REFRÃO: Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
1. Nós soubemos que a arca estava em Éfrata / e nos campos de laar a encontramos: / entremos no lugar em que ele habita, / ante o escabelo de seus pés o adoremos! -R.
2. Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, / subi vós, com vossa arca poderosa! / Que se vistam de alegria os vossos santos, / e os vossos sacerdotes, de justiça! / Por causa de Davi, o vosso servo, / não afastei do vosso ungido a vossa face! -R.

Evangelho - MC 6, 53-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram. Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu. Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava. Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos. - Palavra da salvação.

COMENTÁRIOS
   Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas por não ter postado as leituras no sábado e no domingo.Como estou sem internet em casa, é um pouco complicado atualizar o blog nos finais de semana. Em resumo, as leituras de sábado (6) nos falavam da compaixão e da miseicórdia do Senhor pelo povo que estava perdido como ovelhas sem pastor. No Domingo (7), as leituras nos trazem a história de três chamados do Senhor, a Isaías, o profeta de lábios impuros; Paulo, o apóstolo abortivo; e Pedro, o pecador. Deus não olha os pecados e a condição em que estão estes homens, os convida para o serviço e a missão de serem pescadores de homens.
   Na liturgia de hoje, vemos o crescimento da palavra de Jesus. O povo já o busca de maneira intensa, como no Evangelho de sábado (Mc 6, 30-34). Jesus é, definitivamente, a manifestação da glória do Pai.
   Antes velado ao povo, como o Deus que habita a obscuridade, Jesus vem ser o revelador do rosto de Deus, um rosto paterno e amoroso, que cuida, ensina, corrige. Podemos notar na primeira leitura que a glória do Senhor é velada pela nuvem aos anciãos, sacerdotes e ao Rei Salomão. Em Jesus, a glória de Deus se manifesta aos judeus marginalizados e aos gentios que habitavam do outro lado do Lago de Genesaré.
   Jesus é a presença reconfortante do Pai para aquele povo excluído e oprimido. E também o é para nós. Se nos templos aquele povo não tinha vez, em Jesus, todos podem tocar e experimentar o seu amor e eram curados.
   Mas não busquemos Jesus somente pelas curas que Ele pode e vai realizar em nós. Busquemos Jesus pelo seu amor gratuito, por sua entrega integral, por suas palavras de consolo e conforto, por seus ensinamentos que nos mostram o caminho a seguir.
   Hoje podemos tocar o Senhor e experimentar do seu amor. Ele que jamais afasta a sua face de nós, que nos olha com carinho e afeição, Ele que é para nós o lugar de pouso e repouso. Esta é a verdadeira glória de Deus, não escondida nos tabernáculos, não o Senhor preso no sacrário. Mas o Senhor itinerante, levado aos doentes, que caminha no meio do povo, que se deixa tocar, que se deixa adorar, que se doa a nós por amor, só por amor.
 
Oremos juntos.
Bendito és Tu, Senhor Deus, criador de todas as coisas. Lhe rendo graças Senhor pela gratuidade do teu amor, por sua presença consoladora e confortadora em minha vida. Louvado e adorador seja, Deus que  tudo pode, tudo sabe e tudo vê. Exaltado seja o seu Santo Nome sobre todos os nomes.
Rogo Senhor que fique comigo. Mesmo indigno do seu amor, mesmo sem merecer a tua presença em minha vida, peço que fique comigo, pois não posso nada sozinho.
Quero tocar-te, Senhor. Quero experimentar o seu amor e reconhecer a tua glória. Manifesta a tua glória em nossa vida, manifesta o teu poder em mim, na minha casa e na minha família, no meu trabalho e nos meus estudos. Quero tocar-te, Senhor, e pedir que toques em todas as áreas da minha vida. Porque sei que todos os que te tocam ficam curados.
Toca, Senhor, em mim. Amém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário