Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Meu Deus, minha rocha, na qual me refugio.

Primeira Leitura - Eclo 47, 2-13
Leitura do livro de Eclesiástico - Assim como a gordura (da vitamina) se separa da carne, assim foi Davi separado do meio dos israelitas. Ele brincou com os leões como se fossem cordeiros, e tratou os ursos como cordeirinhos. Não foi ele quem, em sua mocidade, matou o gigante, e tirou a vergonha do seu povo? Levantando a mão, com uma pedra de sua funda abateu a insolência de Golias, pois ele invocou o Senhor todo-poderoso, o qual deu à sua destra força para derrubar o temível guerreiro, e para levantar o poder do seu povo. Assim, foi ele festejado por causa (da morte) de dez mil homens. Louvaram-no nas bênçãos do Senhor, e ofereceram-lhe uma coroa de glória. porque ele esmagou os inimigos de todos os lados, exterminou os filisteus, seus adversários, (como se vê) ainda hoje, e abateu o seu poder para sempre. Fez de todas as suas obras uma homenagem ao Santo e ao Altíssimo com palavras de louvor. Louvor ao Senhor com todo o coração. Amou a Deus que o criou, e lhe deu poder contra seus inimigos. Estabeleceu cantores diante do altar, e compôs suaves melodias para os seus cânticos. Deu esplendor às festividades, e brilho aos dias solenes, até o fim da vida, para que fosse louvado o santo nome do Senhor, e fosse glorificada desde o amanhecer a santidade de Deus. O Senhor purificou-o de seus pecados, engrandeceu o seu poder para sempre, e firmou-lhe, por sua aliança, a realeza e um trono de glória em Israel. - Palavra do Senhor.

Salmo de Resposta - Sl 17
REFRÃO: Louvado seja Deus, meu salvador!
1. São perfeitos os caminhos do Senhor, / sua plavra é provada pelo fogo; / nosso Deus é um escudo poderoso / para aqueles que a ele se confiam. -R.
2. Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! / E louvado seja Deus, meu Salvador! / Por isso, entre as nações, vos louvarei, / cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome. -R.

Evangelho - Mc 6, 14-29
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele. Uns afirmavam: É Elias! Diziam outros: É um profeta como qualquer outro. Ouvindo isto, Herodes repetia: É João, a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou! Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: Não te é permitido ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. 24Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista. 25Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro. - Palavra da salvação.

COMENTÁRIOS
   O que nos é apresentado hoje é a morte de dois grandes homens de Deus. Na 1ª Leitura, nos recordamos dos feitos de Davi e, no Evangelho, a conspiração que Herodíades arma para que João Batista fosse assassinado.
   Hoje nos deparamos com a triste notícia da morte de um grande profeta, João Batista. E a sua morte nos parece um contraste com o salmo que proclama Deus como refúgio e proteção. O Senhor nos convida hoje e reconhecer a Sua presença redentora mesmo diante dos momentos em que, aparentemente, está distante.
   Este é o coração da liturgia de hoje, um Deus que se apresenta como rocha protetora; louvado e bendito por ser um poderoso escudo para os que confiam Nele. Assim é o nosso Deus e Senhor. Escudo, rocha e refúgio. E também o foi para João Batista; ainda sim, uma conspiração forjada pela elite conseguiu tirar-lhe a vida.
   Contudo, não seja isso um motivo de desesperança para nós. Pois João já havia cumprido integralmente o que Deus lhe confiou. Tanto é verdade que o nome de Jesus já era conhecido e já se tornará célebre até mesmo para Herodes.
   Deus jamais abandonou seu querido servo João Batista e jamais haverá de nos abandonar. Como também não abandonou o Rei Davi, que brincava com as feras e derrotou os inimigos de seu povo.
   A nós nos resta hoje duas exortações. A primeira é esta palavra de confiança na proteção do Senhor. A segunda é a necessidade de estarmos atentos para não sermos manipulados e seduzidos pelo que nos parece belo aos olhos, mas somente nos oferece motivos de tristeza.
   Note-se que Herodes admirava João Batista. No coração daquele duro senhor romano, as palavras do grande profeta havia feito germinar um bem querer. A morte de João Batista aconteceu pela sedução da filha de Herodíades, com sua bela dança.
   Também hoje a nós é colocada esta sedução. Belas danças e belos corpos, seduzindo homens e mulheres de família, destruindo casamentos e trazendo tristeza aos nossos lares. Não podemos nos deixar seduzir por tais conspirações do Encardido. Nós cristãos temos algo muito mais belo para voltar a nossa atenção do que belos corpos semi-nus se exibindo. Nada disso pode ser mais belo do que o amor que Deus tem para cada um de nós, amor protetor, amor acolhedor, amor gratuito.

Oremos juntos.
Louvado seja Deus e exaltado seja seu Santo Nome. Pai Santo, és para mim como um rochedo seguro e um escudo protetor. Bendito e adorado seja, Senhor. Lhe rendo graças e louvores por este amor tão terno e maduro que tens por mim e por cada um de seus amados filhos.
Lhe peço Senhor que permaneças ao meu lado. Lhe peço, meu Deus, que jamis me abandone, nem a minha família. Tantas são as conspirações e seduções do mundo que tentam nos trazer infelicidade e nos proporcionar um falso sentimento de prazer. Perdoa, Senhor, cada vez que caí nestas ciladas.
Sede para mim e para minha família, ó Senhor, um rochedo protetor contra todas as ciladas. Desvia minha atenção somente ao teu amor e às tuas obras. Que eu não seja mais seduzido pelas coisas que o mundo me oferecem que, mesmo parecendo ser belas, são na verdade, fonte de desgraça e desamor.
Dá-me forças e coragem para anunciar a tua Palavra corajosamente, como fez teu servo João Batista. Ainda que esta Palavra não agrade a todos, quero ter coragem de anunciá-la e proclamá-la, para que mais famílias sejam salvas e mais corações possam ser convertidos ao teu amor.
A Ti toda honra e glória eternamente, meu Deus e meu Salvador.
Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário