Bem vindos!!!

Desde os primórdios a Igreja brinda os seus fiéis com a Palavra de Deus. Diariamente, a Igreja incentiva a leitura da Bíblia através da liturgia, nos levando a meditar, conhecer e viver a Palavra de Deus.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

1ª Leitura - Est 4,17n.r.aa-bb.gg-hh
A rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: “Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, pois eu mesma me expus ao perigo. Senhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros. Agora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. Vem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. E livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

Salmo de Resposta - Sl 137
REFRÃO: Naquele dia em que gritei, / vós me escutastes, ó Senhor!
1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostar-me.-R.
2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma. -R.
3. Estendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra. / Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos! -R.

Evangelho - Mt 7, 7-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. - Palavra da salvação.

COMENTÁRIOS
   Hoje a liturgia nos faz uma pergunta: Em quem colocamos a nossa confiança? É no Deus de Ester que esperamos?
   Eu posso dizer e atestar por mim mesmo: meu Deus jamais me abandonou. Sim, é bem verdade que minha vida já foi cercada de muitas preocupações, mas quem não tem? O que não posso esquecer é que, no meio das tempestades da minha vida, meu Senhor e Deus jamais me abandonou.
   Ester também acreditava nisso. Vendo o sofrimento do seu povo, a rainha elevou seu coração em uma bela prece, que foi tocar direto no coração de Deus. A rainha confessa que não tem outro defensor além de Deus, pois apenas Nele põe toda a sua esperança; pois somente Ele ama, cura, liberta aqueles que lhe são caros.
   Nós também somos muito caros ao Senhor. O preço do resgate de nossas vidas valeu cada gota do sangue redentor de Cristo. Por isso não devemos nos sentir abandonados, sozinho, fracos. Jesus já se fez abandonado, sozinho e fraco por nós. Grande é a tribulação? Então eu devo lhe dizer: maior ainda é o nosso Deus que é maravilhoso!
   Com os ouvidos atentos a ouvir nossa oração, Deus está sempre disposto a nos ouvir e nos atender. A comparação feita por Jesus do amor do Pai do Céu e o amor dos pais da terra é uma bela verdade. Jesus nos faz lembrar do oráculo do Senhor em Isaías "acaso uma mulher esque o seu neném, ou o amor de suas entranhas? Mesmo que alguma se esqueça, eu de ti jamais me esquecerer!" (Is 49,15).
   Que declaração de amor! Me emociona saber que eu sou tão amado por Deus. Mais até do que minha mãe me ama, mas do que meu pai me ama. O amor de Deus é maior que tudo. O amor que jamais abandona, o amor que cuida, que zela, que ensina. Ah! Como é bom se sentir amado assim!
   Eu não sei por qual deserto você está passando agora, não conheço suas dores e suas preocupações de cada dia. Mas posso dizer, com a autoridade de quem crê e confia: Deus não te abandonará jamais, porque ele te ama muito.

Bendito e louvado seja, o Deus de eterno amor. Tu que jamais se esquece de teus amados filhos, tu que amas com amor infinito, que cuida e que zela. Obrigado, Senhor por tamanho amor. O que seria de mim sem tua presença reconfortante em minha vida?
Como é bom reconhecer-se amado assim! Como é bom sentir-se acolhido por um Deus tão terno e carinhoso. Obrigado! Graças te dou, meu Pai, por seu carinho, por seu zelo, pelo cuidado com que me cercas, por tuas mãos carinhosas que tocam meu coração neste momento.
Obrigado, Senhor, porque mesmo nas dores e preocupações de cada dia, sei que estás ao meu lado, me animando, me dando forças para superar.
Clamo, por teu amor, cuida de mim. Permanece comigo e voltai os vossos olhos para minha preocupação. Converto minha preocupação em um canto de triunfo e de vitória, porque creio que já sou um vencedor, que mesmo em meio a tempestade que estou vivendo, Tu já reservaste para mim um campo de vitória e celebração.
Glórias sejam dadas a vós, Pai do Céu, por Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na ação do Espírito Santo. Amém!

São Tarásio, rogai por nós!








Nenhum comentário:

Postar um comentário